Forma e vazio são conceitos indissociáveis na cultura japonesa. O curso propõe a análise de obras arquitetônicas selecionadas, apoiada pela noção estética Ma, para explorar diferentes concepções de espaço-tempo no Japão. Busca-se apresentar aspectos conceituais, espaciais e materiais dos projetos para a compreensão das possíveis relações entre forma e vazio, bem como da aproximação do vazio como potência e não ausência. O curso é destinado a pessoas interessadas em arquitetura e Japão de forma geral.
Aula 1 | O vazio como potência
A noção estética Ma + Sky House (1958), Kiyonori Kikutake.
Aula 2 | Habitar o desconforto
White U (1976), Toyo Ito + Azuma House (1976), Tadao Ando.
Aula 3 | O espaço fissurado
The Uncompleted House (1970), Kazuo Shinohara + Villa in the Forest (1992), Kazuyo Sejima.
Aula 4 | A dissolução da matéria
Kiro-san Observatory (1995), Kengo Kuma + China Academy of Art’s Folk Art Museum (2015), Kengo Kuma + Final Wooden House (2008), Sou Fujimoto.
Marina Lacerda
Marina Lacerda é arquiteta e pesquisadora com mestrado sobre a obra do arquiteto japonês Toyo Ito pela UNICAMP (2019). Especialização em Design Estratégico pelo Istituto Europeo di Design de São Paulo (2015). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Integra a equipe editorial das revistas científicas da Escola da Cidade. Pesquisa e ministra cursos sobre os temas: Diagramas na Teoria e no Projeto de Arquitetura, Processos e Análise de Projeto de Arquitetura, Arquitetura Contemporânea e Arquitetura Japonesa.
Título
Curso online "A construção do vazio na arquitetura japonesa", com Marina LacerdaTipo
EventoWebsite
Organizadores
De
14 de Setembro de 2021 07:00 PMAté
05 de Outubro de 2021 09:00 PMOnde
curso onlineEndereço